sábado, 12 de janeiro de 2013

Risco de gravidez na adolecencia


A adolescência é uma fase de descobertas, aprendizagens, formação de ideias e autoconhecimento, mas a cada dia este momento da vida vem se perdendo dando espaço a uma grande responsabilidade de uma gravidez  indesejada. Segundo a Organização Mundial de saúde o número de adolescentes grávidas ainda é muito alta no Brasil e está presente nas classes sociais mais carentes e com menos escolaridade.
Para saber quais são as causas e riscos de uma gravidez na adolescência, confira nos tópicos abaixo.

Gravidez na adolescência causas

Segundo uma pesquisa realizada por Universidades Brasileiras as causas para uma gravidez precoce não é o fato dos adolescentes não saberem como funciona os métodos anticoncepcionais, pois entrevista com estudantes aponta que 80% conhecem a camisinha e a pílula anticoncepcional. As causas para a gravidez na adolescência estão relacionadas com a negligência dos adolescentes quanto ao uso dos preservativos em suas relações íntimas, o fato de acreditarem que nunca irão engravidar e o desejo se serem mães.
Adolescente segurando pílula e camisinha

Gravidez na adolescência riscos

Existem diversos riscos fisiológicos e psicológicos que a mãe adolescente pode enfrentar, pois seu corpo ainda não é totalmente formado e as complicações durante a gestação e o parto são grandes. Entre os riscos estão à anemia, pré-eclâmpsia que é a hipertensão, eclampsia que faz a gestante ter convulsões, coma e pode levar a morte, chances maiores de perda do bebê, hemorragias, infecções, esterilidade e o bebê pode nascer prematuro e desnutrido. Além dos riscos fisiológicos estão presentes também os problemas psicológicos, pois as adolescentes grávidas na maioria das vezes abandonam a escola, são expulsas de casa, se afastam dos amigos, podem se prostituir e algumas até cometem suicídio.
Adolescente com teste de gravidez

Gravidez na adolescência apoio familiar

A gravidez na adolescência é uma experiência emocional difícil que pode gerar problemas emocionais e altos níveis de estresse principalmente para a jovem mãe. O apoio familiar é muito importante para os jovens nesta hora para orientar e encaminhar a gestante para o médico, porque na maioria das vezes elas não sabem o que fazer. O diálogo sobre sexualidade com os adolescentes também é importante, pois muitos pais sentem receio de falar sobre relações íntimas e métodos anticoncepcionais com seus filhos.
Apoio familiar
A orientação e o diálogo com seus filhos ainda é o melhor meio de prevenção para diminuir a incidência de gravidez na adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário